Você já sentiu dores ao abrir ou fechar a boca ou ao mastigar alimentos? Talvez você também já tenha notado estalos ou a sensação de que a mandíbula está “travando”. Se você já passou por essas experiências, pode ser que esteja sofrendo de Disfunção Temporomandibular, um problema mais comum do que se pensa!
A Disfunção Temporomandibular (DTM) ocorre quando a articulação temporomandibular (ATM) ou os músculos da mastigação funcionam de maneira anormal.
Há várias razões pelas quais essa condição pode surgir, incluindo:
Os sintomas mais comuns da Disfunção Temporomandibular incluem:
Caso você perceba algum dos sintomas mencionados, é importante buscar a ajuda de um cirurgião bucomaxilofacial, para diagnosticar e iniciar o tratamento o mais cedo possível.
Existem diversos tratamentos indicados para Disfunção Temporomandibular, que variam de acordo com o tipo de disfunção que o paciente apresenta.
No entanto, em casos mais complexos ou quando os tratamentos conservadores não apresentam resultados satisfatórios, pode ser necessário considerar a intervenção cirúrgica para solucionar a Disfunção Temporomandibular e aliviar a dor.
Uma das técnicas utilizadas nesses casos é a artroscopia da ATM.
A Artroscopia da ATM é um procedimento minimamente invasivo que é utilizado para diagnosticar e tratar lesões na articulação temporomandibular.
Durante o procedimento, uma câmera é inserida no ouvido do paciente, o que é conhecido como videolaparoscopia. Isso permite que o cirurgião visualize a articulação interna da mandíbula em detalhes em um monitor externo.
Uma das grandes vantagens da Artroscopia da ATM é a segurança do procedimento, que apresenta baixas possibilidades de complicações. Além disso, a recuperação geralmente é rápida, com o paciente podendo retornar às suas atividades normais em cerca de 5 a 7 dias.
Nosso time de profissionais avalia as especificidades de cada caso e, junto com o paciente, adota a melhor solução.
Ortognática e ATM Belém
Todos os direitos Reservados